segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENERGIA RENOVÁVEL

ENERGIA RENOVAVEL é a energia que vem dos recursos naturais como sol, vento, chuva, calor e naturalmente maremotriz/marés.
As energias renováveis são considerada como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida(diferente do combustiveis fosseis que prescisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

As FONTES DE ENERGIA podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renovaveis). Em princípio, as fontes permanentes são aquelas que têm origem solar. Ainda assim, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que está a ser utilizado e os padrões de utilização dos recursos. Assim, são considerados os combustíveis fósseis não-renováveis já que a taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente dito.

NÃO RENOVÁVEIS
combustiveis fosseis são fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que gastamos. Em algum momento vão acabar e podem ser necessários milhões de anos de evolução semelhante para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas e estão sendo devastadas com a utilização. As principais são energia da fussão nuclear e os combustíveis fósseis petróleo, gás natural e carvão.

O que são combustíveis fosseis?

Os combustíveis fósseis podem ser usados como
na forma sólida(carvão), líquida (petróleo) ou gasosa (gás natural). Segundo a teoria mais aceita, foram formados por acumulações de seres vivos que viveram há milhões de anos e que foram fossilizados formando carvão ou hidrocarboneto No caso do carvão se trata de bosque e florestas nas zonas úmidas e, no caso do petróleo e do gás natural de grandes massas de plancton acumuladas no fundo de bacias marinhas ou lacustres. Em ambos os casos, a matéria orgânica foi parcialmente decomposta, pela ação da temperatura, pressão e certas bactérias, na ausência de oxigenio, de forma que foram armazenadas moléculas com ligações de alta energia.

O que é energia nuclear?

Os núcleos atômicos de elementos pesados como o urânio, podem ser desintegrados fissão nuclear ou cisão nuclear) e liberarenergia radiante e cinética.

Uma consequência da actividade de produção deste tipo de energia, são os nucleares, que podem levar milhares de anos para perder aradioatividade. Porém existe uma fonte de energia nuclear que não gera resíduos radioativos, a da fusão nuclear, ocorre quando 4 núcleos de deutério se fundem formando 1 de hélio liberando energia térmica que pode ser usada em turbinas à vapor. Mas a reação de fusão ainda não foi conseguida em grande escala a ponto de se economicamente viável.

RENOVÁVEIS:

São combustíveis que usam como matéria prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açucar utilizados para fazer o alcoole também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outrosoleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário