segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Energia renovável

É a energia que vem de recursos naturais como o sol, vento,chuva,e calor que são renováveis.
Existe vários tipós de energias, mas tem uma que é muito vantagosa para o meio ambiente é a 'Energia solar' você conhece esta energia?.
O sol é fonte de energia renovável que aquece a terra, de uns tempos para cá o homem industrializou a energia solar usando aparelhos modernos e potentes.
Pois com estes aparelhos ele conseguem utilizar a luz e o calor que vem do sol.
Esta energia tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Hoje com a utilização dessas energias renováveis em pequenas e médias empresas é uma diferente competição. O uso de energias limpas combina com o valor e a marca, e na maioria das vezes diminui os custos.
E com isso devemos pensar no Meio ambiente, pois é uma questão filosófica de vida, vivemos em um universo onde não podemos nos dar ao luxo de pagar qualquer preço de energia consumida só porque é limpa ou não e ainda devemos investir principalmente para a população de baixa renda, para ter condições de manter no mínimo o padrão de vida.
Desde o século XX o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a perda do solo.
O petróleo,por exemplo,considerado uma fonte tradicional de energia ,foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar,pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização .
O carvão, é um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear,da mesma forma,nos alerta para o perigo dos resíduos radiotativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória declínio,não só pela sua característica mas porque é uma ameaça ao Meio ambiente.
A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva).É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada. Uma vez que a água é aproximadamente 800 vezes mais densa que o ar, requer um lento fluxo corrente de água, ou ondas de mar moderadas, que podem produzir uma quantidade considerável de energia.

E a energia biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica.
A formação de biomassa a partir de energia solar é realizada pelo processo denominado biomassa através destes processos armazena a curto prazo a energia solar sob a forma de hidrocarbonetos.
A biomassa através vários processos armazena a curto prazo a energia solar sob a forma de hidrocarbonetos. A energia armazenada no processo fotossintético pode ser posteriormente transformada em calor a partir de plantas, liberando novamente o dióxido de carbono e a água armazenados. Esse calor pode ser usado para mover motores a explosão ou esquentar água para gerar vapor e mover uma turbina, gerando energia elétrica.

A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.A energia tem sido utilizada desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de máquinas para movimentação das suas fábricas de pás.

A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor e em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento.

A energia geotérmica é aquela que pode ser obtida pelo homem através do calor dentro da terra.

A energia Maremotriz é o calor de dentro da terra ocorre devido a energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, a das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar energia das marés têm a qualidade de ser renovável, como fonte de energia primária não está esgotada pela sua exploração e, é limpa, uma vez que, na transformação de energia não produz poluentes derivados na fase operacional. No entanto, a relação entre a quantidade de energia que pode ser obtida com os actuais meios econômicos e os custos e o impacto ambiental da instalação de dispositivos para o seu processo impediram uma notável proliferação deste tipo de energia.











Um comentário: